top of page

 

 

Controle de Pombos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando o convívio com essas aves se torna muito complicado, é preciso tomar algumas atitudes para que os problemas não fujam ao controle!

Em primeiro lugar voltamos a bater na mesma tecla: pragas só apartecem onde têm alimento, água e abrigo disponíveis. Então as medidas para controle de populações de pombos devem começar com medidas simples como:

1. Não deixar água e alimentos expostos. Usar sempre latas de lixo tampadas e sacos fechados, sendo que estes devem ser colocados em plataformas/ suportes que evitem seu acesso a animais que possam rompe-los e espalhá-los pelo chão;

2. em hipótese alguma alimente os pombos. Isto vai fazer com que eles vão procurar comida em outro lugar e também afeta sua taxa reprodutiva, diminuindo a população no decorrer do tempo;

3. eduque seus vizinhos, parentes e amigos para que também evitem alimentar estas aves;

4. verifique na suas contruções os locais onde os pombos fazem ninhos, como caixas de ar condicionado e, se possível, use telas ou as vede para evitar que eles tenha acesso a estes locais;

5. elimine ninhos e ovos dos pombos (não esqueça de usar luvas e máscara para tal);

6. nos parapeitos de janelas coloque fios de nylon presos por ganchos nas bordas laterais da edificação a uma altura de 10 cm, pois isso evita o acesso destes animais;

7. quando for construir faça a instalação de armações de hastes pontiagudas;

8. construa parapeitos com ângulo de inclinação de 450 , isto dificulta o pouso das aves.

Os pombos tem uma característica peculiar que é de ficarem “vadiando” em locais onde não se alimentam. Desta forma, produzir condições de inacessibilidade a estas aves é tão importante quanto evitar o seu acesso ao alimento.

Agora um lembrete: sempre que for limpar um local onde estiveram pombos tome cuidado, usando luvas e máscaras para evitar contaminação com microorganismos patogênicos (bactérias e fungos, por exemplo) que podem inclusive penetrar no seu corpo através das vias aéreas. Há inumeros relatos de casos de doenças em que estas infecções provocaram mortalidade.

Além das medidas acima, há outras mais drásticas para o controle de populações de pombos, como a aplicação de repelentes e uso de anticoncepcionais.

Mas atenção, todas essas medidas devem estar de acordo com a Lei de Crimes contra a Fauna (Lei 9605/98) que interpreta como crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

DICAS.

 

 

 

 

 

O aparelho “Espanta Pombos” é indicado para afugentar os pombos. Seu princípio de funcionamento está baseado na emissão de ultra-som variável (de 20 kHz a 25 kHz) O som emitido incomoda os pombos forçando-os a abandonar a área de estada ou morada. É inofensivo para pessoas e animais domésticos. O repelente eletrônico Espanta Pombos protege e mantém as aves afastadas dos pátios, telhados, fachadas, sacadas, etc. Não garantimos a eficácia quando os pombos são alimentados ou possuem ninhos no local. Não repele os pombos no vôo. Características Técnicas · Tensão de alimentação: 90~240V (automático) 50/60Hz Saída: 12V DC 1A · Freqüência de operação: 20 a 25 kHz · Potencia: 9 W · Consumo de energia: 0,009 kW/hora · Sensibilidade: 92dB + ou – 3dB/W 10cm · Temperatura operacional: -20° ~ 45º° · Área abrangência: abre um cone de 120°(horizontal) e 90° (vertical) e atinge em linha reta aproximadamente 8m cada módulo. · Cabo com plug para conectar fonte alimentação aos módulos emissores: 50m de comprimento. MANUAL DE INSTALAÇÃO: · Os módulos emissores não devem ser instalados atrás de obstáculos; · Abrir, distribuir e fixar o cabo de alimentação (50 metros) 2x0, 50mm² (plug deverá ficar no lado onde a fonte estará instalada); · Distribuir, direcionar e fixar os módulos emissores o mais próximo possível dos locais onde os pombos se localizam. · Ligar os módulos emissores no cabo de alimentação (fig.1), isolando ligações com fita isolante. · Colocar fonte de alimentação em local abrigado de umidade próxima de uma tomada rede. · Conferir ligações elétricas. · Ligar fonte de alimentação na rede, conferir que led acenda e após conectar o plug do cabo de alimentação; · Conferir o funcionamento dos módulos através do led piscando e do “Sensor Teste” na parte lateral. Local da área sensitiva é o circulo amarelo. Aproximando o imã da área sensitiva irá acionar o sensor de teste. Sensor teste transforma as ondas sonoras audíveis ao ouvido humano para checar o funcionamento do aparelho. · É expressamente proibido aproximar o ouvido dos emissores quando realizado o teste para evitar possíveis danos ao sistema auditivo. GARANTIA: Contra defeitos de fabricação garantia de 1 ano a partir da data de compra. Não nos responsabilizamos por defeitos oriundos de acidentes, quedas e manuseio inadequado.

 

 

bottom of page